Manter a vacinação em dia é quase sempre uma das principais preocupações quando se trata de crianças. Porém, com o avançar da idade, cria-se a falsa ideia de que todas as vacinas necessárias já foram aplicadas na infância, ou mesmo uma certa negligência para com o assunto. Isso representa não só um risco para a saúde do indivíduo como tambem possui desdobramentos epidemiológicos negativos.

Pensando nisso separamos a seguir algumas das principais informações acerca da importância da vacina para adultos. Confira agora e saiba todos os detalhes sobre o assunto!

A importância da vacinação em adultos e idosos

Existem algumas vacinas que não podem deixar de constar no cartão de vacinação de nenhum indivíduo adulto. Essas aplicações podem combater tanto doenças virais como bacterianas e, em alguns casos, têm a importância da prevenção da proliferação de seu agente causador. Dessa forma é possível evitar e até mesmo controlar algumas epidemias.

Além disso, existem grupos de indivíduos que estão mais sujeitos à contaminação por algumas infecções. Esses indivíduos pertencem aos chamados grupos de risco, que podem ser determinados por idade, sexo, gênero ou mesmo por um contexto social.

Podemos citar como exemplo pessoas idosas como um grupo de risco para a gripe, uma vez que é uma tendência natural que seu sistema imunológico se torne progressivamente mais enfraquecido, e o acometimento por uma simples gripe pode evoluir para quadros mais sérios. Dessa forma, é muito importante que os idosos também estejam sempre em dia com a vacinação para a gripe, que pode ser feita anualmente e de forma gratuita por meio do SUS.

As principais vacinas necessárias na idade adulta

Uma das vacinas indispensáveis para indivíduos adultos é para a difteria. Essa doença é de origem bacteriana e é transmitida por meio do contato com indivíduos doentes, o que justifica a importância epidemiológica da vacina. Essa enfermidade acomete o sistema respiratório, podendo causar febres e, em casos extremos, até mesmo inflamações cardíacas.

Outra doença grave que demanda vacinação é o tétano, cuja vacina combate a bactéria causadora da condição. Essa bactéria produz uma toxina que acomete o mecanismo de contração muscular, podendo causar até mesmo a morte do indivíduo quando chega ao nível do diafragma, músculo indispensável para a respiração humana. Seu contágio se da por meio do contato com a bactéria que, ao contrário do que se fala popularmente, não está relacionada à metais enferrujados, mas na maioria das vezes por cortes por materiais sujos de terra.

A vacina contra a hepatite b também deve ser uma prioridade, uma vez que essa é uma doença acomete seriamente o fígado humano.

Transmitida por via sexual e compartilhamento de perfuro cortantes e de alimentos, a hepatite B pode, em casos raros, até mesmo causar a morte. Dessa forma, é extremamente importante que suas doses estejam sempre em dia.

É possível ainda citar como vacinas essenciais a tríplice viral e a da gripe. A primeira protege o indivíduo contra 3 doença causadas por vírus, a caxumba, rubéola e sarampo. Embora sejam doenças que comumente atingem crianças, é sempre importante saber que o contágio de indivíduos adultos é possível, podendo até mesmo desenvolver sintomas mais sérios.

Já a vacina contra a gripe protege o indivíduo contra uma variedade de vírus causadores da condição, o que também pode evitar a ocorrência de surtos.

A procura de orientação profissional

É essencial que seja feita uma busca por um médico ou profissional da saúde capacitado para o devido aconselhamento acerca das vacinas necessárias para cada indivíduo. Também é fundamental que haja consulta profissional em casos de viagens para regiões remotas, de modo a se proteger contra as doenças locais.

Assim, podemos perceber que a vacinação possui extrema importância também na vida adulta, e não pode ser negligenciada de maneira alguma. Procure um médico ou o posto de saúde mais próximo para averiguar quais vacinas não constam em seu cartão.

Gostou do post? Confira também nosso artigo sobre os 5 itens de primeiros socorros que você deveria ter em casa!