Vacina para crianças é algo essencial! Ela faz com que o corpo humano se mantenha protegido de bactérias e vírus, os quais são responsáveis pelo desencadeamento de várias doenças, que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e até mesmo levá-la à morte.

Ao receber a vacina, o organismo detecta a presença inativada ou enfraquecida do agente agressor, o que promove a produção de anticorpos. Esses, por sua vez, reconhecem e combatem os vírus e os microrganismos agressores, evitando a instalação de doenças.

Quer saber quais são as principais vacinas recomendadas para bebês e crianças? Então, continue lendo este artigo e descubra!

1. Vacina para BCG

A vacina BCG é conhecida pela pequena cicatriz que deixa no braço dos pequenos. Ela protege contra as formas graves de tuberculose e deve ser aplicada nos primeiros dias de vida, não ultrapassando 30 dias. 

2. Vacina para Hepatite B

A primeira dose dessa vacina deve ser administrada no primeiro dia de vida, preferencialmente, nas primeiras 12 horas após o nascimento, isolada de demais imunizações. Posteriormente, a criança deverá receber mais três doses, as quais estarão incluídas na vacina pentavalente.

3. Vacina para Hepatite A

Incluída no calendário básico de vacinação em 2017, a vacina para hepatite A deve ser aplicada em dose única, entre os 15 e os 23 meses de vida. Crianças que não forem imunizadas nesse período podem receber uma dose da vacina entre os dois e os quatro anos de idade.

4. Vacina Pentavalente ou Penta/DTP

Essa imunização protege contra infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b e também contra a hepatite b, a coqueluche, o tétano e a difteria. Sua aplicação deve ocorrer aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade, com um reforço aos 15 meses e outro aos quatro anos.

5. Vacina para Poliomielite (VOP e VIP)

Eficaz na prevenção da poliomielite —também conhecida como paralisia infantil —, essa vacina deve ser aplicada por via oral (VOP) e via intramuscular (VIP), na coxa esquerda. A primeira dose da VOP deve ser administrada aos 15 meses, com o reforço aos quatro anos de idade. Já a imunização com a VIP deve ocorrer aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.

6. Vacina Pneumocócica Conjugada 10-valente

A vacina pneumocócica conjugada 10-valente protege contra 10 subtipos de pneumococos — bactérias que podem causar doenças respiratórias e meningite. O bebê deve recebê-la aos dois e aos quatro meses de vida, com um reforço aos 12 meses.

7. Vacina para Rotavírus Humano

O rotavírus é uma infecção gastrointestinal que acomete crianças menores de cinco anos e pode levar à morte. A vacina contra o rotavírus deve ser administrada aos dois e aos quatro meses de idade.

8. Vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral

A vacina tríplice viral protege contra rubéola, caxumba e sarampo. Já a imunização tetra viral, previne contra as doenças contempladas na vacina tríplice viral e também contra a catapora. A orientação é que a vacina tríplice viral seja aplicada aos 12 meses de idade e seu reforço, que está incluído na vacina tetra viral, aos 15 meses.

Gostou deste post, sobre vacina para crianças? Então, não perca tempo e confira dicas importantes para o desenvolvimento saudável do seu pequeno no nosso artigo sobre como cuidar da saúde infantil sem pânico!