A oftalmologia é a área da medicina responsável pelo cuidado com os olhos e a visão dos pacientes. Por conta disso, em uma consulta com oftalmologista, o profissional será encarregado de fazer o diagnóstico, tratamento e a prevenção de diversos problemas oculares.

Infelizmente, muitas pessoas negligenciam os cuidados com os seus olhos e apenas buscam ajuda profissional ao perceberem alterações significativas na visão. No entanto, as consultas periódicas e o controle firme de algumas questões são essenciais para a manutenção da saúde ocular.

Mas, afinal, quando devemos procurar um oftalmologista? Pensando em responder essa dúvida, criamos este artigo que explicará 4 momentos em que é fundamental marcar uma consulta com esse especialista. Boa leitura!

Alterações na visão

O primeiro momento para se procurar uma consulta com o oftalmologista é, sem dúvidas, ao se notar alguma alteração significativa nos olhos. O importante aqui é buscar ajuda profissional assim que notar algo errado, para não deixar a situação de agravar.

Por alterações na visão podemos entender qualquer modificação no modo em que enxergamos. Imagens desfocadas, dificuldades para enxergar de perto ou de longe, manchas ou pontos de colorações diversas e, até mesmo, dores nos olhos são sinais que indicam que é hora de marcar uma consulta.

Histórico de diabetes

A diabetes mellitus é uma doença metabólica que causa alterações sistêmicas, ou seja, em todo o organismo. A deficiência na produção de insulina ou a sensibilidade do corpo a ela também podem, em longo prazo, danificar as células oculares e prejudicar a visão.

Alguns dos problemas de visão relacionados à diabetes incluem: retinopatia diabética, edema macular diabético, glaucoma e catarata. Por isso, para diabéticos, é essencial que a consulta com oftalmologista seja ainda mais frequente, para prevenir tais problemas e diagnosticá-los logo no início.

Histórico de hipertensão

Assim como as pessoas que sofrem de diabetes, as hipertensas (que têm a pressão arterial elevada) também devem se consultar com um oftalmologista, com uma frequência maior do que a normal. A razão para isso é a mesma: a hipertensão pode, em longo prazo, causar prejuízos para a visão.

Os problemas oculares causados pela hipertensão são: oclusão da veia central da retina (OVCR), retinopatia hipertensiva e glaucoma. O aumento da pressão intraocular causa danos nos vasos sanguíneos dos olhos, levando a problemas desse tipo.

Idade avançada

Com o avanço da idade, é comum que problemas ligados à velhice comecem a aparecer. A principal causa disso é o envelhecimento natural das células do nosso corpo e a diminuição do metabolismo, ou seja, das reações que fazem com que novas células sejam produzidas.

Por isso, prevenir os problemas de visão é essencial para pessoas acima de 40 anos, com exames periódicos para avaliar se tudo está bem. Entre os problemas mais comuns, podemos citar a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a presbiopia.

Viu como a consulta com oftalmologista é importante? A partir de agora, busque fazer visitas periódicas ao consultório desse especialista, com o objetivo de manter sua visão sempre saudável. Assim, eventuais problemas podem ser diagnosticados de maneira precoce, aumentando as chances de resolução e controle!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Conte para a gente! Entre em contato com a nossa equipe, que está sempre à disposição para bater um papo com você. Até a próxima!