As férias estão chegando e com certeza os preparativos para a viagem já começaram. A revisão do carro está feita, a lista de compras está pronta e as malas estão sendo arrumadas neste exato momento, certo? Mas você já pensou na importância de fazer check up médico antes de viajar?

A realização de exames preventivos antes de embarcar em uma nova aventura raramente passa pela cabeça daqueles que estão loucos para se desligar da correria cotidiana e finalmente curtir o merecido descanso. No entanto, estar com a saúde em dia é essencial para evitar que problemas surjam durante o passeio e estraguem toda a diversão.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir quais são os principais exames a serem feitos antes de pegar a estrada? Continue a leitura!

O que são check ups?

São avaliações médicas que possuem caráter preventivo e devem ser feitas com certa periodicidade. A frequência anual é a mais recomendada pelos médicos e outros profissionais da saúde, mas existem casos em que ela pode ser maior ou menor.

Incluem uma consulta com exames físicos minuciosos, diversas perguntas e a solicitação de exames laboratoriais. Eles podem ser testes padrão, requeridos para a maior parte dos pacientes, ou mais específicos, dependendo dos hábitos de vida de cada indivíduo e de alguns outros fatores, como idade, sexo, tabagismo, doenças preexistentes etc.

Qual a importância de fazer check up médico antes de viajar?

Assim como a revisão feita nos carros, os check ups médicos ajudam os pacientes a identificar problemas antes de eles manifestarem sintomas, evitando surpresas desagradáveis no meio da viagem e também os perigos da automedicação.

Sabemos que a prevenção é sempre o melhor remédio, e fazer alguns exames pode evitar muita dor de cabeça justamente no momento que você mais gostaria de descansar. Os exames podem diagnosticar problemas crônicos ou agudos, como crises de asma e dores no corpo, e facilitar a prescrição de um tratamento adequado, fazendo com que tudo corra bem durante os passeios. Além disso, é importante que todas as vacinas estejam em dia!

Vale a pena salientar que uma consulta após a viagem também é indicada. O motivo é o mesmo: prevenir. Como estamos suscetíveis a contaminações ao visitar lugares novos, é importante ser cauteloso e conferir se tudo está em ordem com a nossa saúde antes de voltarmos às atividades habituais.

Quais são os principais exames solicitados?

  • hemograma completo
  • urinálise completa
  • glicemia
  • colesterol total e fracionado
  • triglicérides
  • função hepática e função renal
  • dosagem hormonal
  • teste ergométrico

Por fim, recomendamos que um kit de primeiros socorros seja levado com você na viagem. Embora os exames de check up previnam diversos problemas, nunca sabemos o que pode acontecer, não é mesmo?

Agora que você já conhece a importância de fazer check up médico antes de viajar, não perca tempo e agende o quanto antes a sua consulta. Não atrase seus preparativos e viaje com segurança!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Entre em contato com a nossa equipe, que está à disposição para responder todas as suas perguntas!