Ser vítima ou presenciar um acidente de automóvel é uma situação que ninguém deseja passar, ainda mais quando há feridos. Porém, ela pode acontecer e é preciso que os condutores saibam prestar os primeiros socorros no trânsito.

Quando devo acionar os serviços de emergência? Como agir no local do acidente enquanto não chega o resgate? Quais maneiras de prevenir os riscos de mais desastres? Confira abaixo como proceder!

Mantenha a calma

Em uma situação de estresse pode parecer difícil manter a calma, mas esse é um dos pontos mais importantes nesse momento, pois só assim você conseguirá tomar as providências necessárias para o resgate das pessoas. Ainda, busque acalmar a vítima, diga a ela que o resgate está chegando e tente mantê-la consciente e conversando.

Primeiros socorros no trânsito

Após um acidente, o primeiro passo é sinalizar o local com o que tiver à mão (triângulo, arbustos), evitando assim, a ocorrência de outros acidentes, como colisões e atropelamentos, enquanto você estiver prestando socorro. Logo em seguida, ligue para a emergência da sua cidade e informe detalhes do ocorrido, como existência de vítimas, tipo do veículo e se há algum vazamento, por conta do risco de explosões e incêndios.

É preciso, ainda, ajudar a vítima a se manter consciente, por isso, converse com ela, faça perguntas, esse processo facilita o socorro profissional, mas se houver algum risco de explosão é preciso manter distância do local.

O que não fazer?

Em caso de acidente é preciso evitar a aglomeração de pessoas ao redor da vítima, uma vez que isso pode prejudicar o resgate e a recuperação do acidentado. Não encoste e nem movimente a vítima, pois ela pode não apresentar muitos ferimentos visíveis, mas talvez tenha algum problema interno que, com mínima movimentação, será agravado.

O único caso no qual é permitido encostar na vítima é se ela estiver com dificuldades para respirar, devido ao cinto de segurança. Solte-o, mas sem mover o corpo.

Muitas pessoas, vendo a perda de sangue fazem torniquetes. Essa não é uma prática indicada. Preocupe-se apenas em deixar a vítima confortável, consciente e aguarde o resgate chegar.

Acidentes sem vítima

Em caso de acidentes sem vítimas, os condutores devem tirar o veículo do local para não obstruir o trânsito. Logo, não é necessário acionar as autoridades, as partes envolvidas podem fazer um acordo e registrar um boletim de ocorrência pela internet mesmo.

Omissão de socorro

Caso passe por um local onde ocorreu um acidente e ninguém estiver prestando socorro, não parar o carro para ajudar as vítimas e/ou chamar atenção especializada, pode te levar a responder por crime de omissão de socorro. A lei prevê a detenção de um a seis meses de prisão e pagamento de multa.

Caso o socorro já estiver sendo prestado, não pare, evite aglomerações, pois isso prejudica o trabalho do resgate.

Dirigir um automóvel é um grande compromisso com a própria segurança e a dos outros, por isso, é bom prezar por regras de gentileza, boa convivência e consciência das leis de trânsito, evitando a ocorrência de acidentes e prestando os primeiros socorros no trânsito sempre que necessário.

Agora que você já sabe como agir em caso de acidente de trânsito, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem informados!