A primeira consulta com pediatra é importante já nos primeiros dias de vida do bebê. Isso porque além de fazer exames para detectar possíveis doenças neurológicas, o médico ajuda as mamães, principalmente as de primeira viagem, com os cuidados essenciais aos seus filhos.

Mas com tantos médicos por aí, fica até difícil escolher um profissional. Na hora de escolher quem vai cuidar da saúde de seu filho, você pode pedir indicação para amigos e familiares. Em seguida, verifique se aquele profissional faz parte da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Mas o que perguntar ao pediatra na primeira consulta? Essa é uma dúvida bastante comum, por isso criamos este post para ajudar nessa tarefa. Confira nossas dicas!

Peça informações gerais sobre a higienização correta do bebê

“Como deve ser a temperatura do banho?” “Posso lavar o cabelo da criança?” “Como limpar o umbigo do meu filho?”

É normal que pais de primeira viagem fiquem inseguros com a higiene do bebê. Caso você tenha dúvidas quanto a essas questões, não hesite em perguntar ao médico.

Não sinta vergonha e nem medo de que o profissional ache que você não tem capacidade para cuidar do seu filho. Afinal de contas, o pediatra está acostumado com essas perguntas e deixar os pais tranquilos em relação aos cuidados com os filhos faz parte de suas funções.

Peça orientação a respeito da alimentação da criança

Outra dúvida comum entre as mamães de primeira viagem é em relação aos cuidados com a alimentação. Os médicos recomendam que o leite materno seja o único alimento do bebê até os primeiros 6 meses de vida. No entanto, algumas mulheres não produzem leite o suficiente.

Nesses casos, é bom aproveitar a primeira consulta com pediatra para pedir orientações a respeito de fórmulas. Pergunte o que é recomendado para recém-nascidos e como preparar a fórmula para o bebê.

 

Além do exame do pezinho, que deve ser feito nos primeiros dias de vida, também são necessárias diversas vacinas durante a infância como: BCG, Poliomelite, Hepatite B, entre outras. Então, pergunte ao médico sobre todas que serão necessárias e quando elas devem ser tomadas.

E não se esqueça de levar o cartão de vacina do seu filho em todas as consultas com o pediatra, pois é por meio dele que o profissional faz o controle das vacinas que já foram tomadas e as que ainda precisa tomar.

Pergunte o que fazer caso o bebê tenha cólicas e vômitos

Embora seja muito comum que recém-nascidos tenham cólicas e vômitos, esse fato deixa muitos pais desesperados. Algumas mães ainda têm o costume de dar chazinhos para os bebês acalmarem. Mas antes de você oferecer qualquer coisa para cessar a cólica de seu filho, peça orientações ao seu médico. Pois você pode oferecer algo a ele que piore suas dores.

Pergunte o que fazer se o bebê tiver febre

Importância das consultas regulares ao pediatra

Como falamos no início deste artigo, as visitas regulares ao pediatra são importantes para que ele acompanhe o crescimento do seu filho. Durante as consultas, o médico vai verificar altura e peso do bebê para verificar se ele está crescendo normalmente.

Caso não esteja se desenvolvendo como deveria, o médico solicitará exames para identificar qual é o problema. A primeira consulta com pediatra também é importante para que você se informe sobre quando levar seu bebê ao médico novamente. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda visitas mensais, mas nem sempre isso é possível, então siga as orientações do médico quanto a essa questão.

Se você precisa de serviços de saúde de boa qualidade e com valores acessíveis a Cuida Mais é a empresa certa para você. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.