A busca por soluções para controlar pressão alta tem sido cada vez mais comum. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pressão alta ou hipertensão arterial é a doença mais comum na população mundial afetando, em média, 25% dos brasileiros.

Em pacientes que sofrem com a doença, o sangue circula pelo artéria com uma pressão maior do que a normal, podendo causar danos severos. Doenças orgânicas ou distúrbios hormonais são responsáveis por apenas 5% dos casos de hipertensão arterial, em 95% dos pacientes a hipertensão arterial é causada por predisposição hereditária ou fatores de risco como: obesidade, sedentarismo, stress, consumo excessivo de álcool e sal.

Embora muitas vezes sem sintomas, o problema é sério e exige cuidado. É importante fazer o controle da pressão arterial, evitando o risco de obstrução das artérias que pode levar a problemas cardíacos e derrame cerebral. 

Neste artigo, vamos ajudar você a combater a hipertensão por meio de 5 dicas simples, que não precisam de muito tempo e nem dinheiro para serem seguidas. Acompanhe!

1. Coma alimentos ricos em potássio

Alimentos com potássio ajudam o corpo a eliminar o sódio, um dos principais causadores da pressão alta no nosso organismo. O sódio faz com que nosso corpo retenha líquido e aumente a pressão sanguínea dentro das artérias.

Você pode encontrar potássio de forma natural em alimentos como abóbora, cenoura, espinafre, feijão preto, abacate, banana, laranja, maracujá, mamão, ameixa e outros.

2. Utilize ervas para substituir o sal

Reduzir o consumo de sal com certeza será essencial para controlar pressão alta. Procure substitui-lo por temperos como cebola, salsa, orégano, coentro, louro ou limão.

Rico em sódio, o sal é o tempero mais utilizado para dar aquele gostinho nas comidas, porém, em excesso, pode atrapalhar a função dos rins, que retém mais líquido e aumenta a pressão do sangue. A recomendação diz para ingerirmos menos de 5 gramas de sal por dia.

3. Evite alimentos industrializados e dietéticos

Alimentos como salgadinhos, enlatados, embutidos e refrigerantes sem açúcar possuem um nível exagerado de sódio em sua composição. Não se engane ao achar que consumir bebidas ou alimentos diet é melhor. Toda quantidade de açúcar que foi retirada desses produtos, foi acrescentada em forma sódio.

Prefira sempre alimentos naturais, mas caso não dê para fugir dos industrializados de vez em quando, fique atenta ao rótulo e escolha marcas que ofereçam opção com a menor quantidade de sódio.

4. Coma alho

O alho é um remédio natural para o combate da pressão alta leve. Além de sua ação analgésica, antibacteriana e expectorante, ele possui propriedades benéficas para o coração e circulação sanguínea, segundo nutricionistas.

5. Aposte em alimentos ricos em ômega 3

Presente nos peixes como salmão, tilápia, atum e sardinha, o ômega 3 é muito indicado para pessoas que sofrem com pressão alta. Esse nutriente ajuda a retirar o excesso de gordura ruim do sangue, fazendo com que ele circule melhor. O ômega 3 também pode ser encontrado na linhaça e na chia.

Lembre-se que controlar pressão arterial é um desafio que une mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida. Além das dicas citadas acima, é ideal praticar exercícios físicos e consultar um médico preventivamente para avaliar sua saúde como um todo. 

E você? Tem alguma dica para controlar pressão alta? Compartilhe conosco nos comentários!