Um sorriso bonito e saudável é o melhor cartão de visitas que uma pessoa pode oferecer. Para mantê-lo, é preciso ter disciplina na higiene bucal do dia a dia e ir a uma consulta odontológica regularmente.

Muitas pessoas deixam para procurar o dentista apenas quando estão com incômodos ou dores de dente, o que pode comprometer a saúde dental. Os dentistas recomendam que adultos ou crianças sem alterações ou problemas dentários consultem o dentista de seis em seis meses.

A consulta odontológica garante a manutenção de uma boca saudável e a descoberta dos problemas dentários bem no início, se eles surgirem. Acompanhe o post para saber por que você deve ir à consulta odontológica regularmente!

Prevenção de problemas dentários

A principal motivação para não deixar de ir ao dentista é a prevenção dos mais diversos problemas dentários. O dentista avalia a boca e os dentes, e solicita exames em busca de sinais de qualquer alteração.

Além disso, coleta informações sobre os hábitos de alimentação e de higiene bucal da pessoa, para saber se ela possui maior risco de desenvolver problemas odontológicos.

A consulta odontológica ajuda a prevenir desde os problemas mais simples até os de maior gravidade, como:

  • cáries;
  • mau hálito;
  • tártaro;
  • gengivite; 
  • câncer bucal.

Limpeza dentária profunda

Toda consulta odontológica é acompanhada de limpeza dental profunda. Ela é indicada para todos os pacientes porque mesmo a pessoa com os melhores hábitos de higiene bucal não consegue retirar todas as impurezas e alcançar todos os espaços entre os dentes.

Com o tempo, é inevitável que se forme uma película (placa bacteriana) que aumenta a chance de infecções. O dentista, então, realiza uma limpeza profunda com equipamentos e substâncias especiais para a sua retirada.

Avaliação dos cuidados bucais

A maioria das pessoas conhece os cuidados básicos mais importantes para a manutenção da saúde bucal: escovar os dentes após as refeições, diminuir o consumo de açúcar, usar o fio dental diariamente.

Mesmo aquelas que cumprem essas atividades rigorosamente só vão saber se estão fazendo da forma correta após a avaliação de um dentista. O profissional, durante a consulta, pode dar dicas de como realizar a escovação e usar o fio dental corretamente, apontando quais áreas dentárias precisam de maior atenção.

Cuidado com a autoestima

Um sorriso bonito é um item muito importante para a autoestima. Dentes brancos, alinhados, e hálito fresco fazem com que as pessoas se sintam mais confiantes e bonitas, o que aumenta a qualidade de vida e impulsiona as relações interpessoais no dia a dia.

A consulta odontológica com regularidade garante que esse sorriso se mantenha bonito e saudável. 

Incentivo às crianças

Dentes fortes e saudáveis são conseguidos por meio de hábitos e atividades desenvolvidas desde a infância. Para diminuir a chance de cáries e outros problemas que podem afetar toda a estrutura dentária, é preciso que as crianças frequentem o dentista e saibam desce cedo a importância desse cuidado.

O dentista vai ensinar à criança a escovar os dentes e enfatizar outros pontos importantes para a saúde bucal.

Manutenção da boa saúde geral

A consulta odontológica ajuda também na manutenção da saúde geral da pessoa porque alguns problemas dentários são capazes de afetar outras áreas do corpo, como:

  • algumas bactérias de origem bucal que provocam infecções dentárias podem causar endocardite bacteriana (problema cardíaco); 
  • o bruxismo (ranger e apertar os dentes) causa dor de cabeça e nos músculos da face.

A consulta odontológica regular garante uma boca saudável e previne os problemas dentários de toda a família. Por isso, não se esqueça de procurar o seu dentista.

Se você gostou deste texto, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook e no Youtube!