Na correria do dia a dia é comum recorrer a soluções mais práticas e que nem sempre são as mais saudáveis, como pular refeições, abusar de fast foods e até mesmo se esquecer de tomar a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do corpo. Ao longo do tempo, esses maus hábitos podem causar problemas mais graves, como a obesidade e a hipertensão, sendo importante combatê-los assim que você os percebe. 

Para te ajudar nessa tarefa, fique por dentro dos 5 melhores apps para cuidar da saúde e torne sua vida mais saudável!

1. Docway

O aplicativo atua em 40 cidades, incluindo Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus e permite a conexão direta entre médico e paciente, tornando possível agendar uma consulta domiciliar. É ideal para quem não está em condições de enfrentar longas filas de espera em prontos socorros e clínicas.

O Docway é gratuito e o pagamento das consultas é feito pelo cartão de crédito, sendo disponibilizado um recibo após a confirmação do pedido. Além do serviço de consultas, o aplicativo também disponibiliza exames e vacinas a preços mais em conta.

2. Sleep Time

Se você tem problemas com o sono, esse aplicativo pode ser a solução. Isso é possível graças ao monitoramento de seus movimentos enquanto você dorme, a fim de avaliar qual o melhor período para o despertar, além de criar gráficos com a quantidade de vezes que você acordou durante a noite e mostrar seus períodos de sono pesado e leve.

Além disso, o Sleep Time também disponibiliza sons e ruídos da natureza que auxiliam na indução do sono, fazendo com que você adormeça mais rápido e aumentando a sensação de disposição ao despertar.

3. RunKeeper

Se você é adepto da corrida ou está pensando em incluir esse hábito saudável no seu dia a dia, o RunKeeper é ideal para você. Ele utiliza o sistema de GPS do celular para marcar o seu trajeto, medir sua velocidade e tempo de percurso. Além disso, permite que o usuário conecte o player de música do celular e ouça suas músicas preferidas durante o trajeto.

Outro ponto positivo do aplicativo é seu fator social, pois permite que usuários compartilhem experiências com outros, incentivando esse hábito saudável.

4. Beber Água

Manter-se hidratado é uma ótima maneira de prevenir doenças e cuidar da saúde. Com o aplicativo Beber Água, disponível para iOS e Android, essa tarefa fica ainda mais simples, pois ele calcula sua necessidade diária de acordo com seu peso e envia notificações para avisar quando ingerir mais água.

Além disso, é um aplicativo leve e de interface simples e interativa, o que torna seu uso agradável e ajuda a alcançar seu objetivo de maneira mais eficiente.

5. MyFitnessPal

O MyFitnessPal permite que o usuário calcule em média quantas calorias deve ingerir diariamente, de acordo com seu peso, altura e objetivo, isto é, se pretende manter, perder ou ganhar peso. Dispõe de mais de 5 mil alimentos já cadastrados, além de permitir que o usuário cadastre seus próprios alimentos e crie suas receitas para facilitar o registro.

Outro ponto interessante do aplicativo é que ele também indica quais as quantidades ideais dos macronutrientes que devem ser distribuídas em sua dieta. A versão premium disponibiliza também suas necessidades diárias de vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo.

Vale lembrar que se você está experienciando sintomas mais graves e que não vão embora, deve consultar um médico imediatamente, pois os apps para cuidar da saúde servem como indicadores e somente um profissional qualificado pode oferecer um diagnóstico preciso de sua condição.

Agora que você já está por dentro dos principais aplicativos da área da saúde, não deixe de conhecer o Cuida Mais, serviço de agendamento de consultas e exames rápido e barato.