Visitas periódicas ao médico são importantes para uma qualidade de vida e cuidados preventivos. Para garantir conforto e atendimento adequado ambulatorial e emergencial, aumenta cada vez mais a busca por planos de saúdes. Porém, essa escolha requer uma análise minuciosa e pode estar cercada de mitos que interferirão diretamente na sua escolha.

Se você está buscando o melhor plano e empresa, confira alguns mitos do plano de saúde que poderão ser decisivos para optar por aqueles que atendem a todas as suas necessidades, de forma esclarecida e objetiva. Acompanhe!

1. Coparticipação

Pagar a mensalidade o plano de saúde não significa que esse cobrirá todas as despesas de serviços utilizados. Essa regra vale não só para os planos individuais, mas também para os empresariais.

As operadoras podem ou não cobrar coparticipações referentes ao que é utilizado, percentual que pode variar comumente até 50% do valor integral de exames, em caso de planos de saúde particulares, enquanto os empresariais podem cobrar até o valor total.

2. Reajuste

A Agência Nacional de Saúde Suplementar não regulariza os reajustes de valores dos planos de saúde, por isso há operadoras que utilizam dessas oportunidades para cobrar preços abusivos por seus serviços, desafiando inflação e subindo as mensalidades em até 20% do valor anteriormente cobrado.

É importante ficar atento às alterações e sempre buscar orientação com embasamento regulamentado para defender seus direitos.

3. Valor

O que você pagará de mensalidade não será determinante para a qualidade do atendimento. É importante que a cotação seja feita a partir do custo benefício com análise sobre o que pretende utilizar e se supre todas as necessidades.

É interessante criar uma tabela comparativa entre diferentes opções, avaliando não só os valores, mas serviços discriminados que cada plano oferece, para que, mesmo que pague um pouco mais pela sua escolha, essa contemple todas as promessas.

4. Doenças pré-existentes

Buscando uma maior segurança, é comum pessoas já om doenças pré-existentes investirem em um plano de saúde para se sentirem mais seguras, porém, um dos mitos do plano de saúde é que não é possível a contratação diante de tal circunstância. A aquisição pode sim ser feita, mas a vigência da carência sofre algumas alterações que podem ser determinadas pela própria operadora.

A dica é ler atentamente os contratos e investir naqueles que atendam ao perfil procurado, já que essas carências podem ser de até 24 meses.

5. Estética

Os planos de saúde não são obrigados a cobrir procedimentos estéticos, exceto após avaliação médica, como ocorre em necessidades de reparação pós cirurgias de redução de peso.

A realização de reparações muitas vezes pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas a decisão deve ser tomada apenas pelos médicos responsáveis.

6. Pós demissão

Uma das grandes dúvidas é sobre a perda do benefício após demissões. Se em caso de falta de justa causa, o ex-empregado pode permanecer utilizando os serviços de plano de saúde, desde que permaneça contribuindo com o valor referente. Em caso de cobertura completa da empresa, perde-se esse benefício.

O tempo de continuidade de uso do plano de saúde pode variar de 6 a 24 meses, podendo variar de acordo com o tempo trabalhado e política interna de cada empresa. O mesmo pode ocorrer com empregados que venham a se aposentar.

7. Terapias e opcionais

Assistências como psicologia, psiquiatria e fonoaudiologia são terapias básicas que, de forma regulamentada, todos os planos de saúde devem oferecer. Há operadoras que exigem uma avaliação prévia e encaminhamento para tais profissionais, além de cobrirem apenas determinado número de sessões por mês.

É importante ter esses conhecimentos que não só podem ser esclarecidos com a leitura de contrato, mas também com informações e regras impostar pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

Além de entender quais são os mitos do plano de saúde, é válido conhecer outras opções. A Cuida Mais é uma plataforma que facilita a vida de quem prefere a vida sem as burocracias dos planos. 

Quer cuidar da sua saúde de forma acessível? Entre em contato conosco!