Com a chegada da estação mais fria do ano, o ar mais seco e temperaturas baixas, as pessoas procuram manter o ambiente aquecido, fechando as portas e janelas para se protegerem do vento e do frio.

E isso não acontece somente nas casas, mas também em locais públicos, proporcionando condições favoráveis para o contágio e proliferação de vírus e bactérias, contribuindo para o surgimento de doenças no inverno.

Desta forma, é importante conhecer os sintomas e o tratamento correto para cada tipo de patologia e também adotar alguns cuidados para se prevenir.

Neste artigo, você vai conhecer algumas doenças mais comuns no inverno e saber qual é a melhor medida para evitá-las. Acompanhe!

Doenças mais comuns no inverno

Gripes e resfriados são mais frequentes nesta época do ano, comprometendo o sistema respiratório, principalmente em idosos e crianças. Entretanto, há outras doenças rotineiras neste período, veja a seguir.

Dor de garganta

É uma inflamação na região da garganta que pode ser causada por vírus ou bactérias, transmitidos por tosse ou espirros de uma pessoa infectada. Os sintomas mais comuns são garganta vermelha, dor e irritação, que pode dar origem a inflamação, resfriados e gripes.

Esses indícios podem ser tratados com analgésicos, se for originada por vírus, ou antibióticos prescritos por um médico, se for causa por bactéria.

Conjuntivite

É uma inflamação na camada exterior do olho que pode ser provocada por vírus ou bactérias. A transmissão ocorre por gotículas de saliva no ar ou por objetos contaminados. Os sintomas característicos são: inchaço, coceira e vermelhidão, acompanhados por secreção.

O tratamento pode ser acompanhado por um médico oftalmologista, para que este possa verificar a viabilidade da utilização de colírio anti-inflamatório ou antialérgico.

Otite

É uma infecção causada por vírus ou bactérias, que se inicia como doença respiratória, pode atingir a garganta e desloca-se para o ouvido. Alguns dos sintomas mais comuns são dor e febre, que podem ser tratados com antibióticos ou analgésicos.

Pneumonia

É uma doença inflamatória que atinge o pulmão, geralmente causada por bactérias ou vírus, podendo aparecer após uma gripe. Os sintomas são: febre, dor no peito e tosse com catarro, podendo, em alguns casos, se tornarem mais graves. O tratamento é realizado com antibióticos.

Como evitar as doenças no inverno

Para evitar algumas destas doenças, atitudes no dia a dia auxiliam e contribuem na prevenção, como:

  • evitar lugares fechados com aglomerações e pouca ventilação;
  • lavar as mãos com frequência, de preferência com água e sabão, e evitar compartilhar objetos de uso pessoal;
  • manter-se bem agasalhado, tanto dentro de casa como quando sair;
  • deixar a casa sempre ventilada e limpa, além de colocar vasilhas com água pelos cômodos para que possam umedecer o ar;
  • evitar a inalação de fumaça de cigarro;
  • fortalecer o sistema imunológico, bebendo bastante água e dando preferência para alimentos ricos em vitaminas C, como laranja, acerola, limão, entre outros;
  • manter em dia a vacina contra o vírus da influenza nesta época do ano.

Além destas orientações, praticar atividade física regularmente nesta época também é essencial, pois fortalece o sistema imunológico e previne contra doenças.

No entanto, fique atento se sentir alguns desses sintomas, como coriza, dores no corpo, entre outros, pois são sinais de que alguma enfermidade pode estar próxima. Nesse caso, é necessário procurar o auxílio de um médico, para que ele possa emitir o diagnóstico e tratamento correto.

E agora? Você já conhece algumas das principais doenças no inverno e como evitá-las? Então deixe um comentário em nosso post e compartilhe a sua opinião e suas ideias sobre o assunto!