A psicoterapia é um atendimento individualizado realizado com o psiquiatra ou psicólogo. Seu principal objetivo é cuidar das nossas questões pessoais como problemas emocionais e comportamentais. A consulta com psiquiatra ou psicólogo é de grande importância e pode melhorar diversas áreas da sua vida como, por exemplo, alguma dificuldade de lidar com pessoas no ambiente de trabalho, traumas emocionais, entre outros.

Além disso, há grandes vantagens em começar a fazer terapia. Veja abaixo quais são elas!

Benefícios da consulta com psiquiatra ou psicólogo

Resolução de problemas emocionais

É comum nos preocuparmos mais com a saúde física do que com a emocional, haja vista que o número de pessoas que praticam exercícios é muito maior que aqueles que estão fazendo terapia. Por quê? Porque o físico, nós vemos no espelho e sentimos de forma mais clara. Já os problemas emocionais costumam ser mais sutis.

Por conta disso, muitas vezes é necessária uma ajuda profissional para conseguir identificá-los e tratá-los da maneira correta. Alguns problemas emocionais não se resolvem sozinhos e a tendência é que eles aumentem de tamanho atingindo diversas áreas da sua vida.

Autoconhecimento

A melhor maneira de tomar as decisões mais acertadas no seu dia a dia é se conhecendo melhor. Isso vale para tudo: trabalho, família, casamento, estudos, relacionamento com os amigos, entre outros. É como diz a frase escrita na entrada do templo grego de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”.

O autoconhecimento é de extrema importância, pois, a partir dele, conseguimos controlar as nossas emoções. No momento em que descobrimos quem nós realmente somos, sabemos exatamente quais situações merecem ser ignoradas e quais realmente merecem a nossa atenção, nos poupando um grande desgaste emocional.

Elevação da autoestima

A baixa autoestima pode ter milhares de explicações na sua vida. Porém, na maioria das vezes, ela é causada por situações que ocorreram no passado. Até mesmo durante a infância, é possível encontrar acontecimentos que deixaram marcas profundas na sua vida adulta e você não se deu conta.

Um serviço de psiquiatria ou de psicologia ajuda justamente a desfazer esses laços com o passado e com coisas que façam você pensar que não é bom o bastante. Existem diversos caminhos para isso, sendo o autoconhecimento um deles.

Problemas emocionais

Certamente, você deve conhecer alguém que sofre com algum nível de ansiedade ou estresse. Essas são doenças comuns do nosso século e um dos motivos é o elevado nível de informação.

No caso da depressão, ela pode surgir a partir de situações traumáticas ou episódios que trouxeram muito sofrimento, como, por exemplo, o rompimento de um relacionamento.

A psicoterapia consegue sanar esses sentimentos por meio do uso de diversas técnicas. Até mesmo o fato de falar sobre si mesmo durante a sessão traz à tona diversos eventos que podem ter deixado marcas, promovendo esse mar de emoções. O psiquiatra ou o psicólogo conseguem resolver ou amenizar também as oscilações de humor, o medo e a angústia.

A terapia é algo que todos deveriam fazer. Mesmo depois que os problemas mais agudos sejam resolvidos, o psiquiatra ou o psicólogo são profissionais que devem estar sempre presentes em nossas vidas para aprendermos a lidar melhor com o mundo à nossa volta.

Gostou de saber sobre todos os benefícios que a consulta com psiquiatra ou psicólogo pode trazer? Para ficar por dentro do assunto, siga-nos nas redes sociais: Facebook e Youtube!