Aproxima-se a estação preferida de quem curte o céu azul, dias ensolarados e aquela sensação de que é preciso aproveitar toda a energia da época. Ótimo! O problema é que o sol aumenta sua intensidade, as temperaturas começam a subir, e isso quer dizer que, é preciso se preocupar com os cuidados com a pele no verão.

Para evitar contratempos que impeçam você de expor mais o corpo, usar roupas leves e conseguir aquele bronzeado tão desejado, preparamos este post com dicas para cuidar bem da pele no verão. Faça uma ótima leitura!

Cuide bem da pele para evitar problemas

Cuidar da sua pele é muito importante, tanto para o bem-estar estético quanto para a saúde. No verão, os cuidados precisam ser ainda maiores.

Isso pelo fato de que, na estação mais quente do ano, por causa do sol forte e da desidratação, podem ocorrer transtornos como o ressecamento, envelhecimento precoce, micoses e até o risco de câncer. Portanto, nada melhor do que prevenir e usufruir os dias iluminados e quentes!

Conheça 3 dicas de cuidados com a pele no verão

Para você proteger a sua pele e esbanjar alegria e felicidade no verão, e em todas as estações, confira 3 dicas de cuidados essenciais.

1. Use o protetor solar

O uso do protetor solar é fundamental para quem está relaxando na piscina, na praia ou que fica exposto ao sol por causa do trabalho ou outra atividade.

Você deve aplicá-lo de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol. Se estiver na piscina ou praia, renove a aplicação a cada 3 horas. Em outros casos, use todos os dias e faça uma renovação conforme for a situação de exposição ao calor.

2. Mantenha a pele hidratada

É imprescindível manter sua pele hidratada todos os dias. O seu dermatologista saberá indicar qual o produto que melhor atende as características da sua derme. Geralmente, são recomendados hidratantes com vitamina C, que é um ativo antioxidante, e ureia.

3. Tenha o hábito de cuidados diários

Além do uso do protetor solar e da hidratação, a sua pele exige outras precauções:

  • evite ficar sob o sol direto: no período entre 10 e 16 horas procure não se expor à luz do sol para não correr o risco de insolação e queimaduras. Proteja-se com um guarda-sol, sombrinha ou fique em área coberta;
  • consuma muita água: 2 a 3 litros de água pura ou com algumas gotas de limão, diariamente, impossibilitam a desidratação;
  • conserve a pele seca: a epiderme seca impede que apareçam os fungos causadores da micose. Não calce meias e sapatos com os pés molhados ou úmidos, e não compartilhe toalhas;
  • tome banho de água doce ao sair da praia: na hora de voltar para casa, tome um banho, preferencialmente, frio de água doce. Ele retira o sal e a areia que podem causar o ressecamento e fissuras na pele que facilitam a entrada de fungos;
  • faça uma espoliação periódica: a esfoliação, especialmente da pele do rosto e dos pés, semanalmente, é importante para renová-la e remover as células mortas.

Por fim, vale ressaltar que os cuidados com a pele devem ser observados e realizados com disciplina em todas as épocas do ano. Afinal de contas, beleza, bem-estar e saúde andam juntos o tempo todo!

Você tem outros cuidados com a pele no verão? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários abaixo!