O que os pais mais querem é ver seus filhos felizes e saudáveis, não é mesmo? Fornecer condição para que as crianças cresçam bem, dedicar a atenção necessária e cuidar da saúde infantil são algumas das tarefas que contribuem para o bom desenvolvimento dos pequenos. Porém, quando o assunto é saúde, surgem muitas dúvidas.

Quer saber o que fazer para cuidar de maneira adequada — e sem pânico — da saúde da criançada? Confira o que preparamos e conheça algumas dicas.

Ensine a criança a observar o próprio corpo e apontar se algo estiver diferente

O primeiro passo para cuidar da saúde dos pequenos quando eles não estão bem é identificar qual é o problema, mas, quando a criança ainda não consegue se comunicar, essa tarefa se torna mais difícil. Nesses casos, prestar atenção à intensidade do choro e a outros sintomas associados podem ser muito úteis. Além disso, é importante que se ensine a criança a observar o corpo e a saber expressar o que acontece com ela.

Enquanto bebês, eles não saberão mostrar qual é o problema, mas, desde cedo, é importante ajudá-los a expressar corretamente o que se passa. Para isso, uma boa técnica é, toda vez que você identificar a dor que ele está sentindo, apontar e dizer algumas vezes “é aqui que dói?”: dessa maneira você o incentivará a fazer o mesmo sempre que sentir algum desconforto.

Mostre para seus filhos que o cuidado com a própria saúde é algo positivo

Ao educarmos as crianças, algo que não pode faltar é o ensinamento sobre a saúde. Para que elas possam se preocupar em manter uma vida saudável e cuidar quando algo não estiver bem, precisam entender a importância deste ato.

Mães e pais devem mostrar para seus filhos que o cuidado com a saúde deve ser levado a sério. Para isso, é necessário dar o exemplo, pois, como sabemos, essa é a melhor forma de ensino. Assim sendo, tenha bons hábitos de cuidado com a alimentação, com os olhos, os dentes, e todo o corpo, incentivando sua criança a fazer o mesmo. Além disso, procure estimular a autonomia dela para esses cuidados simples. 

Acompanhe de perto as mudanças de hábitos do pequeno

Qualquer mudança que ocorra com as crianças, desde as alterações mais simples até as mais complexas, deve ser notada pelos responsáveis. É necessário observar sinais de que algo não vai bem, como falta de apetite, cansaço excessivo, crises frequentes de tosse, dificuldade para dormir, entre outros.

Caso percebam mudança na rotina dos filhos, os pais precisam analisar e ver quais os motivos da alteração e, se for necessário, devem levá-los ao pediatra para que a saúde seja restabelecida o mais rápido possível.

Mantenha a atenção aos cuidados básicos da saúde infantil

É imprescindível estar atento aos cuidados necessários para manter a saúde dos filhos. Veja algumas dicas:

  • Ensine a criança a ter uma alimentação equilibrada;
  • Mantenha as vacinas em dia;
  • Incentive atividades ao ar livre;
  • Cuide da rotina de sono;
  • Ensine o hábito de lavar as mãos antes e após as refeições e do uso do banheiro;
  • Estimule a higiene bucal;
  • Ajude a criar bons hábitos de higiene com o corpo, unhas e cabelos;
  • Mantenha em dia as consultas médicas de rotina.

Agora que você já aprendeu essas dicas de como cuidar da saúde infantil sem pânico, aproveite e leia nosso post sobre a importância da boa nutrição nas diferentes fases da vida.