Quando falamos sobre uma criança saudável, feliz e bem cuidada, dificilmente pensamos em visitas periódicas ao médico. Acabamos, na maioria das vezes, focados mais em uma boa educação e em uma nutrição balanceada, por exemplo.

No entanto, o check-up de saúde de crianças é fundamental para garantir um desenvolvimento adequado aos nossos filhos. A não ser quando as crianças estão doentes, muitos pais evitam levá-las ao médico, infelizmente, o que pode causar problemas em longo prazo.

As consultas frequentes e a realização de exames de rotina ajudam os médicos a compreenderem como anda a saúde geral dos pequeninos. Isso garante a verificação de que tudo está dentro da normalidade e também o diagnóstico precoce de problemas, cujas chances de cura podem ser maiores.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra qual a frequência recomendada e quais são os principais exames feitos num check-up infantil. Boa leitura!

Qual a frequência recomendada para o check-up de saúde de crianças?

Nas consultas de rotina, com um pediatra de confiança, as condições físicas da criança serão minuciosamente avaliadas. O médico coletará os sinais vitais dela, como a temperatura e a frequência cardíaca, fará as medições de peso e altura e executará uma inspeção completa.

A partir desses passos, será possível que o médico determine se há exames que serão necessários, além dos comuns. Por esse motivo, a frequência ideal de checagem é determinada pelo profissional, caso a caso.

No entanto, em termos gerais, recomenda-se a consulta pediátrica com a seguinte regularidade:

  • 0 a 6 meses: mensal;
  • 6 a 12 meses: bimestral;
  • 1 a 2 anos: trimestral;
  • 2 a 5 anos: semestral;
  • a partir dos 5 anos: anual.

Quais são os exames mais pedidos?

Após passar por um dos primeiros exames — o famoso teste do pezinho (triagem neonatal) —, a criança enfrentará, em suas verificações de rotina, praticamente os mesmos procedimentos que um adulto. Entre eles estão:

Análise de fezes

Trata-se de uma análise clínica comum, às vezes sendo difícil de se coletar a amostra, pois algumas crianças ficam intimidadas com a situação. Apesar disso, é uma verificação de extrema importância, para determinar a presença — ou não — de parasitas, muco anormal e sangue oculto nas fezes, entre outros sintomas.

Exame de urina

As urinálises têm diversas funções: avaliar alterações significativas no aspecto da urina, identificar a presença de bactérias e infecções e quantificar a perda de proteína ou nível de alterações renais que podem vir a acometer o indivíduo. 

Hemograma

Sabemos que a coleta de sangue é o terror da maioria dos pequenos. Infelizmente, ela é indispensável: aponta sinais de anemia, pode diagnosticar infecções por meio do número de leucócitos (células de defesa) e faz a contagem de plaquetas, que auxiliam na coagulação sanguínea.

Glicemia e insulina

A diabetes infantil é um problema real, que vem preocupando diversos especialistas ao redor do mundo. Por isso, os testes de glicemia e insulina são importantes para saber se tudo está certo com o seu filho.

Colesterol e triglicérides

Algumas crianças, especialmente as que possuem histórico familiar de problemas cardíacos ou ligados ao colesterol, precisarão fazer a medição dessas taxas. Caso os resultados mostrem alterações, o problema pode ser resolvido desde cedo, para evitar complicações.

Funções tireoidiana e renal

São taxas avaliadas por meio de uma amostra do sangue, e que determinam se há um aumento nos níveis de creatinina e ureia, no caso da função renal, e das taxas de T3 e T4, hormônios da glândula tireoide. Alterações nesses níveis podem acarretar graves danos ao estado físico geral.

E não se esqueça: as consultas odontológicas também devem ser periódicas, para prevenção de cáries e infecções mais sérias, que se iniciam pela boca.

Como deu para perceber, a importância do check-up de saúde de crianças é imensurável, pois proporciona uma adolescência e vida adultas saudáveis e livres de problemas!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Entre em contato com a gente! Estamos à disposição para responder os seus questionamentos.