Sabemos que o estilo de vida é determinante para o bem-estar e saúde. Porém, as tarefas do dia a dia podem acarretar inúmeros efeitos negativos, de forma silenciosa.

É importante manter uma vida ativa e alimentação equilibrada, mas muitas pessoas acabam “pecando” ao não preservarem a qualidade do sono. Pesquisas já mostraram que dormir bem é fundamental para a boa saúde e pode prevenir diversas doenças.

Ficou curioso? Conheça a seguir alguns benefícios do sono e valorize ainda mais cada minuto de descanso.

Controle da obesidade é um dos benefícios do sono

Sabendo que a obesidade é uma condição comum que tem acometido alto índice da sociedade, vale destacar que o descanso é fundamental para quem luta para controlar o peso. Em caso de exercícios físicos, a boa noite de sono contribui para você queimar mais calorias no dia seguinte, já que terá mais energia para gastar durante os treinos, proporcionando ainda o desenvolvimento de aptidão física.

Perder uma noite de sono pode refletir negativamente no equilíbrio de hormônios importantes para o metabolismo, como leptina e grelina. A ação de ambos é determinante para o controle da compulsão alimentar, já que apoiam na sensação de saciedade, induzindo a ingestão de porções menores.

Sistema cardiovascular

Pesquisas demonstraram que o sono é essencial para um coração saudável. As pessoas que dormem menos de 6 horas por noite estão mais propensas a desenvolver ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral. Uma noite de sono irregular pode interferir na pressão arterial, e a frequência disso pode induzir o desenvolvimento de hipertensão e desequilíbrio das taxas de colesterol.

Memória

Enquanto você dorme, o seu organismo trabalha para registrar as informações obtidas durante o dia. Por isso, dormir é essencial para impulsionar o uso da memória e favorecer o aprendizado.

Uma análise pode comprovar os benefícios do sono não só para adultos, mas também para crianças e idosos. A qualidade do sono é imprescindível para aprimorar as habilidades processuais, já que isso ocorre enquanto dormimos, favorecendo o funcionamento do cérebro e garantindo a eficiência no aprendizado.

Prevenção da depressão

Essa condição tem atingido diversas pessoas, mas o que poucas sabem é que dormir de 6 a 8 horas por noite pode ajudar na produção de hormônios que impulsionam o bom humor, reduzem a ansiedade e ainda previnem o desenvolvimento da depressão.

Hipertrofia

Para quem deseja construir músculos, engana-se pensar que é na academia que eles são conquistados. O treino é sim muito importante, mas o sono é indispensável para a recuperação muscular, e é exatamente enquanto você dorme que os hormônios responsáveis pelo crescimento de massa muscular e aumento de resistência física são liberados.

Resistência ao diabetes

A noite perdida de sono pode interferir na resistência à insulina, principal precursor da diabetes. Pesquisas puderam comprovar que diabéticos que não têm qualidade de sono podem desenvolver até 80% a mais dessa resistência, se comparados aos diabéticos que mantêm sono regular.

Sistema imunológico

Se preservarmos as noites de sono, teremos os benefícios do sono garantidos para fortalecer o nosso sistema imunológico de modo geral. Com a agitação das rotinas, realmente fica complicado, mas assim como é recomendado ter cuidado com alimentação e exercícios físicos, o tempo de descanso deve também ser reconhecido como indispensável para garantir a saúde e bem-estar, não só para o presente, mas também para o futuro.

O sono é fundamental para a manutenção da boa saúde e, com vimos, traz diversos benefícios e aumenta muito a qualidade de vida. Vale a pena dar mais atenção ao momento de descanso e investir em mais noites bem dormidas!

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