Ter um kit de primeiros socorros em casa é essencial para preservar a sua saúde e a de sua família. Um contratempo não tem hora nem momento para acontecer, por isso é importante estar sempre prevenido, principalmente se ele ocorrer de madrugada, quando farmácias estão fechadas e o deslocamento até hospitais e postos é difícil.

É fato que algumas pessoas têm dúvidas sobre o que devem comprar para montar o seu kit. Sendo assim, para ajudá-lo nesse assunto, vamos listar 5 itens de primeiros socorros que não podem faltar na sua casa. Acompanhe!

1. Medicamentos

Medicamentos são itens que toda pessoa deve ter em casa. Por isso, não os deixe faltar no seu kit de primeiros socorros. Os analgésicos e antitérmicos são indicados para dores leves, febre e ajudam a inibir os sintomas causados por gripes e resfriados. 

Não se esqueça também dos remédios para aliviar o mal-estar repentino causado por náuseas e vômitos, certo?

2. Termômetro

O termômetro é um item indispensável no kit de primeiros socorros, principalmente quando temos crianças na primeira infância em casa, onde a febre alta pode desencadear convulsões. O termômetro ajuda a medir a temperatura corporal e assim definir a necessidade do uso de antitérmicos

Dica: prefira comprar o termômetro digital, pois é mais fácil de visualizar a temperatura. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição do uso de termômetros de mercúrio à partir de janeiro de 2019.

3. Soro fisiológico

Lavar a ferida é fundamental e ajuda a manter as bactérias e o risco de infecções afastados. Lave a ferida em água corrente ou com soro fisiológico 0,9%. Assim é possível limpar ferimentos, arranhões, cortes e mordidas antes de proceder o curativo; não use nenhuma outra substância, como pó de café, pastas ou pomadas sobre as feridas.

4. Materiais para curativo

Materiais para fazer curativos não podem ficar de fora da sua lista de itens de primeiros socorros. A gaze esterilizada pode ser utilizada para estancar sangramentos e limpar ferimentos abertos. Nesse caso, é preferível utilizá-la no lugar do algodão, pois ele pode grudar na área lesionada.

O esparadrapo é a melhor solução para o primeiro contato com o machucado. Ao contrário de outros produtos, ele não gruda e é fácil de ser retirado. Em casos graves, o ideal é colocar a gaze primeiro e o esparadrapo em seguida, para prendê-la.

5. Instrumentos

Luvas, tesoura e pinça são instrumentos necessários para realizar o primeiro socorro domiciliar. Ao inseri-los no seu kit, as luvas devem ser descartáveis, para evitar contaminações futuras. Já a tesoura é útil no manuseio dos materiais para curativos. Quanto à pinça, ela é ótima para retirar algum minúsculo objeto que se aloja na pele.

Manter você e seus familiares seguros está em primeiro lugar. Por isso, além de montar um kit para sua casa, que tal ter outro separado para levar a todos os lugares? Os itens de primeiros socorros servem para uma assistência imediata, porém, em situações emergenciais específicas, deve-se procurar o atendimento médico. 

Agora que você já sabe quais itens de primeiros socorros deve ter em sua casa, assine a nossa newsletter e receba dicas incríveis para manter seguras a sua saúde e a de sua família!