Quem não gosta de ter dentes fortes, saudáveis e brancos? Entretanto, para ter um sorriso impecável a saúde bucal precisa estar em ordem. Não basta apenas escovar os dentes corretamente, também é necessário estar atenta aos alimentos ingeridos dia a dia.

Para te ajudar nesta empreitada, elaboramos uma lista com 13 alimentos essenciais para a saúde bucal. Confira!

1. Água

A água é primordial para as funções vitais do nosso corpo e na limpeza dos dentes não é diferente. Ela atua como forte mecanismo de higienização da boca.

2. Brócolis 

Para formar uma barreira e proteger o esmalte dos dentes, o brócolis é uma boa pedida, pois o ferro e o cálcio presentes no alimento contribuem para isso.

3. Castanha-do-Pará 

Se você já gosta de castanhas e as consome para afastar os problemas no coração, no cérebro e para prevenir o câncer, saiba que as sementes possuem um óleo que formam uma película sob os dentes, protegendo-os contra as bactérias.

4. Cenoura

A cenoura ajuda a manter a boca hidratada, estimula a salivação e contribui para a remoção da placa bacteriana.

5. Espinafre

Além de aumentar a salivação, o espinafre é rico em fibras e auxilia na limpeza dos dentes. Por conter ácido oxálico, o alimento ajuda na absorção do cálcio do leite e derivados.

6. Frango

Para quem deseja evitar as cáries, uma boa opção é a ingestão de frango, pois o mesmo é cariostático.

7. Iogurte

Rico em proteínas, ácido láctico, cálcio e fósforo, o iogurte ajuda a fortalecer os dentes e combater as bactérias.

8. Maçã

A maçã também contribui para a saúde bucal, limpando os dentes em cada mordida, pois é um alimento detergente.

9. Morango

Uma ótima opção para quem deseja manter os dentes brancos e a saúde bucal é consumir morangos. Por conter um adstringente natural, o ácido málico, esse alimento auxilia na remoção de manchas. Além disso, a fruta contém vitamina C, que combate o acúmulo de placa bacteriana.

10. Ovo

Os ovos também têm propriedades cariostáticas (do mesmo modo que o frango) e por isso seu consumo evita a cárie e deixa os dentes mais brancos e fortes.

11. Pepino

Estimula a produção de saliva que, junto com as fibras presentes nos alimentos, faz a limpeza dos dentes.

12. Pera

Alimentos fibrosos como a pera são encarregados de eliminar o biofilme oral, ou seja, a placa bacteriana. A fruta aumenta a salivação e previne a cárie e as doenças da gengiva.

13. Salmão

Para quem deseja dentes fortes e saudáveis, o salmão é o alimento ideal, pois possui cálcio e vitamina D.

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, é capaz de eliminar diversas doenças periodontais e evitar que a estrutura de sustentação dos dentes — a raiz — seja danificada. Entretanto, é bom ressaltar que uma boa escovação, incluindo o uso de fio dental, e uma visita periódica ao seu dentista, são indispensáveis para a manutenção da saúde bucal.

Agora que você já conhece alguns alimentos essenciais para a saúde bucal, basta consumi-los! Quer mais dicas sobre como cuidar do seu sorriso? Então nos siga no Facebook e no Youtube!